Associação Casa da Criança Itaquaquecetuba

logo

Nossa História

A ideia de construir uma casa onde crianças carentes ou abandonadas pudessem encontrar um lar, mesmo que substituto, nasceu de um sonho de uma grande mulher: Zenaide de Souza Lima. Em 1949, D. Zenaide, reuniu parentes e amigos do município de São Paulo e de Itaquaquecetuba e iniciou a organização de uma pequena creche, passando assim a cuidar das crianças que precisavam de ajuda, abrigando meninas na faixa etária de 03 a 08 anos. No ano seguinte, foi fundada a Associação Casa da Criança, um internato só para meninas.

 

A Casa da Criança tornou-se uma casa de acolhimento (abrigo) para crianças e adolescentes em Medida de Proteção Judicial em 1950. Desde então é uma Instituição Civil, sem fins lucrativos, que oferece a crianças e adolescentes um lar em regime temporário, substituto, com assistência aos cuidados básicos alimentar, de higiene e saúde, educacional, recreativa, cultural, esportiva e profissionalizante. 

 

São mais de 70 anos atuando no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco com o programa especial de atendimento de acolhimento institucional. Além disso, realiza-se o atendimento dos familiares para promover a reintegração dos vínculos familiares e acompanhamento das famílias após reintegração ou adoção.

 

Em 2020 o trabalho foi ampliado, com a integralização de mais um polo para o acolhimento de mais 20 crianças e/ou adolescentes do município. Sendo assim, hoje em dia abrigamos 40 crianças e nosso maior desafio é proporcionar a inviolabilidade dos direitos e da felicidade de nossos assistidos, garantindo a cada um a construção de seus projetos de vida.

Dona Zenaide de Souza Lima - nossa fundadora.

Uma homenagem

No ano de 2022 administramos uma creche criada pelo então governo da cidade. A creche Eunice Arruda foi fruto de uma parceria entre a Casa da Criança e a Prefeitura de Itaquaquecetuba.

Nela ofertamos 120 vagas para as turmas de Infantil I, II, III e IV na Villa Japão.

Você sabia que o nome da creche foi dado em homenagem à Dona Eunice?

Dona Eunice Arruda foi uma de nossas fundadoras e trabalhou por mais de 50 anos na nossa instituição.

Dona Eunice Arruda